Seguidores

Caderno de anotações críticas

A atividade informativa é um garimpo de pensamentos, segundo qual nutrimos nossas opiniões ante o processo de construção humanística de nossas personalidades.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Mercosul: planos e metas



A comunhão dos países sul-americanos vive um momento importante da soberania internacional - ao que convergem - e caminham a substanciar o Mercosul - Mercado Comum do Sul - como experiência de cooperação, primeiramente, entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Desta união institucional entre as nações, surje uma oportunidade realmente valiosa para a cultura sul-americana. Da integração, eis que emerge a causa da interação política e a diversificação dos valores destes países.
Por esta via, crescerão em importância os valores democraticos e civilizatórios destes povos, quais empenham a um intercambio periférico e eminete com a visão que garante a livre circulação de mercadorias; tal quais sem cobrança de taxas ou impostos aduaneiros e a valorização do mercado local em detrimento das oportunidades globais.
Reza a complementação de um bloco econômico, que já utilizam-se de suas moedas nacionais em seus negócios. Presam ao ingresso já a Venezuela e também a Colômbia, restando apuração do bloco para a homologação de suas adesões reais.
Dentre os primeiros feitos deste bloco econômico está a fundação provisória da Universidade da Integração Latino Americana, situada em Foz do Iguaçu; visa a tal instituição favorecer o intercambio educacional entre professores e alunos da América Latina num mesmo campus estudantil.
Entretanto, os projetos de infraestrutura e construção civil que garantam a aproximação estratégica entre tais nações também faz parte da pauta de objetivos do bloco econômico. Para valerem-se de tal aproximação, está sendo cogitada uma estrada que ligue Caracas a São Paulo.
O processo de integração passará em breve por um pleito eleitoral que elegera seu parlamento, com representantes dos países do bloco do Mercosul; por certo, o processo legislativo complementar e a instituição já em andamento de legislações próprias, caracterizarão o aprimoramento cultural dos valores da cada país.
O fundamento politico da iniciativa institucional deste bloco econômico interage a constuir uma irmandade civil entre os países, que trate dos problemas e ideais continentais vividos em cada fronteira, e que insista a resolver conjuntamente toda e qualquer dificuldade individual das nações, respeitando por certo a soberania e os limites diplomaticos.
Para tal fortalecimento, haverá por parte dos atuais e futuros líderes políticos destas nações a união e o estreitamento de forças estratégicas que garantam a celebração da paz, o multilateralismo e a prevalência dos direitos humanos entre os países que compões o Mercosul.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Quem sou eu

Minha foto
Navego à espreita do espaço urbano com pedaços de gravetos, os quais para não ser cinza, necessitam de esperança feito meu amanhã. Percorro a corrida pela sobrevivência, maquinada pela iniciativa da fé que ultrapassa os limites geográficos com sua cabeleira de contas e cálculos sem fim. Neste cortejo me proponho a mudar dia após dia, feito rocha desgrenhada nas saraivas do tempo.

Total de visualizações de página