Seguidores

Caderno de anotações críticas

A atividade informativa é um garimpo de pensamentos, segundo qual nutrimos nossas opiniões ante o processo de construção humanística de nossas personalidades.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Estradas de ferro: a novela

Entre nós cidadãos, estende-se a indignação. As tão faladas políticas de infra-estrutura e desenvolvimento não saem do papel, ou melhor na imaginação e vontade da população. Especialmente no que se refere as linhas férreas e o transporte de passageiros, a falta de condução dos negócios de gestão ocasionam omissão e falta de planejamento do Estado.
Agora, em vias de dois grandes eventos importantes no Brasil, primeiro a Copa do Mundo de Futebol – 2014, depois as Olimpíadas-2016, fazem de um dos maiores insucessos da administração pública uma emergência em tempos de redução de material provenientes de petróleo na atmosfera.
As sociedades modernas, nos países que investem em ferrovias e neste tipo de transporte, além de comodidade, ofertam também uma forma de diminuição dos veículos pelas rodovias e ocasionalmente o número de acidentes graves nas estradas.
Ocorre, como é sabido, que há um monopólio dos grandes administradores, de empresas de transporte rodoviário, e ao certo, o estado não consegue esta relevante interferência na economia deste ramo de atividades.
É também fato, que boa parte das ferrovias brasileiras foram sucateadas com o passar dos anos. Patrimônio este, que a união renegou aos governos estaduais, que em alguns casos concederam a empresas que exploram a atividade de cargas e máquinas, ou seja, mais uma vez, grandes investidores aproveitam o patrimônio público renegado tirando enormes divisas de lucro dos bens nacionais.
Há, todavia, rumores que acontecerá um leilão, para a construção de uma linha de trem- bala que deve ligar São Paulo ao Rio de Janeiro, mas resulta ainda muito pouco para um país de proporções continentais. Notório é haver um índice muito maior de rodovias margeando acidentes constantes por todos os lados do Brasil.
Enquanto não haver ações concretas contra estatísticas mais, que recortam o direito a locomoção de sua eficácia coerente em tempos de proteção ao meio ambiente, a tão sonhada característica de país desenvolvido ficara reduzida ao cargo genérico de atraso institucional e urbanidade precária.
Com isso, todos os esforços são necessários para promoverem ações práticas voltadas a corrigir esta carência que passa o sistema de transporte público nacional. Se deve ser regido pelo poder público ou por empresas privadas, não interessa neste primeiro momento, mas a urgência que tal assunto deve suportar às agendas administrativas.

Nenhum comentário:

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Quem sou eu

Minha foto
Navego à espreita do espaço urbano com pedaços de gravetos, os quais para não ser cinza, necessitam de esperança feito meu amanhã. Percorro a corrida pela sobrevivência, maquinada pela iniciativa da fé que ultrapassa os limites geográficos com sua cabeleira de contas e cálculos sem fim. Neste cortejo me proponho a mudar dia após dia, feito rocha desgrenhada nas saraivas do tempo.

Total de visualizações de página