Seguidores

Caderno de anotações críticas

A atividade informativa é um garimpo de pensamentos, segundo qual nutrimos nossas opiniões ante o processo de construção humanística de nossas personalidades.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Bandeiras e fofocas

Surgiu denovo a discussão, quanto talvez, uma das mais importantes liberdades, da democracia contemporânea, a se saber: a liberdade de expressão.
No mundo das idéias, o comboio de informação carrega o apelo e a voz das classes; e ante o conturbado ambiente político, surge o Wikileaks, como veículo que oferece informação confidencial sobre nações e velada picuinha institucional.
O correr da pena, como se dizia a algum tempo, é ofício que dilata possibilidades; a prudência em nome da justiça, deve suprir a indiferença frente o espalhafatoso dos bastidores jornalísticos. Ocorre pois, que não se pode atravessar a estrada com os olhos vendados, ou seja, a informação sem um veículo de apuro e legitimidade pode ocasionar confusões.
Na trajetória da liberdade, as bandeiras e o senso de justiça nem sempre conseguem equilibrarem-se; ao que parece, a liberdade a troco de tudo não resolve a ignorância, e vasculhar o cesto dos nossos piores temperamentos, sem que consintamos, não parece ético.
Haverá risco, que neutralize o debate de idéias, quando a intimidade é reduzida a mercadoria, e o ser humano a resto do lixo do nosso consumo pessoal e medíocre.
Não se pode, portanto, acreditar a informação feito pedregulho sem qualquer polimento: mas qual realmente a procedência dos documentos apresentados pelo site do Wikileaks? É aceitável a estratégia de Estado que pretende portar documentação e investigação secreta? Talvez conseguida por meios ilícitos?
Dai, parece-nos importante, aqui lembrarmos um princípio elementar do direito; e que socorre outrossim, a democracia, isto é, o princípio do segredo de justiça. O Poder Judiciário utiliza-se do segredo de justiça, sempre que a causa, evidenciada pelo interesse público, sofra eminência de conturbação, que prejudique o regular andamento do processo.
Sendo assim, enfim, parece pouco confiável e muito empolgativo, documentação de Estado, descoberta por vias escusas; não parece-nos o melhor jornalismo e também não valerá, como regular exercício da liberdade de expressão, haja visto, conter seu percurso de inserção no meio social, de um vício que a integre ao acesso de todas as pessoas.
Com isso, devemos esforçarmo-nos, respeitar o direito social do Estado, no que tange a confidencialidade da informação, quando o interesse público não evidenciar sua regular publicidade.

Nenhum comentário:

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Quem sou eu

Minha foto
Navego à espreita do espaço urbano com pedaços de gravetos, os quais para não ser cinza, necessitam de esperança feito meu amanhã. Percorro a corrida pela sobrevivência, maquinada pela iniciativa da fé que ultrapassa os limites geográficos com sua cabeleira de contas e cálculos sem fim. Neste cortejo me proponho a mudar dia após dia, feito rocha desgrenhada nas saraivas do tempo.

Total de visualizações de página