Seguidores

Caderno de anotações críticas

A atividade informativa é um garimpo de pensamentos, segundo qual nutrimos nossas opiniões ante o processo de construção humanística de nossas personalidades.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Meio ambiente: o dilema

Eis que surge como movimento social: o dilema do meio ambiente. Atravessam as convenções entre países em pauta denominada: mudança climática. Mas é verdadeiramente real o aquecimento global? Podemos vir a sofrer com tais problemas? Ou, e inédita esta situação da elevação da temperatura?
O mundo, por certo, necessita rever seus conceitos de subsistência. Produção de automóveis, utilização de energia a base de combustíveis fósseis, expansão do agro-negócio - que haverá de acontecer com estas transformações?
Neste momento que seguimos, diz-se que o planeta esta ficando mais quente, e que as geleiras elevarão, com seu derretimento, o nível dos oceanos; contudo, poderá realmente ser um problema para as próximas gerações o aquecimento da Terra?
Há, no entanto, alguns estudiosos que discordam da opinião que afirma, que o mundo está aquecendo. Certos climatologistas, insistem em afirmar ser natural, neste tempo, a elevação da temperatura. Inclusive, chegam a ter opinião contrária; no sentido de que o mundo está é esfriando.
O patamar deste tipo de argumento, reside no fato de o consumo de petróleo por países tido como emergentes, tem preocupado grandes nações industrializadas. Determinados grupos econômicos, sabendo sobre a possível falta de reservas de petróleo no mundo, querem a maior fatia deste bolo, para si.
Ao que pesa, todavia, é a chantagem econômica, qual virão a sofrer as nações emergentes, pelo fato de se abrir mão de seu desenvolvimento, para que garantam o luxo dos impérios ricos e industrializados.
No mais, o poder de grandes nações, quer ditar a pauta de soberania de pequenos países; e o alibe destas grandes manipulações: é a defesa do meio ambiente.
Desde sempre. afirma-se, que o planeta terra passa por fases de aquecimento; que ocorrem quando a rotação do eixo da terra, está mais próximo do sol, sofrendo assim maior admissão de raios ultra-violetas. Servem-se tais estudiosos, desta idéia, para definir o momento atual, como uma fase que buscaria o resfriamento futuro, e não o aquecimento próximo.
Sendo assim, vale ressaltar, que o pensamento destes cientistas não legitima a degradação do meio ambiente, a qual deve ser combatida e eliminada: mas por fim, a tese que levanta o aquecimento global como fundamento do aumento de gases de efeito estufa.
Com isso, enfim, o futuro terá como marco o controle da proporção que direciona o processo de produção material e industrial, com o propósito de assim, estabelecer metas conjuntas, não somente onerando as nações que buscam crescer, mas definitivamente, aquelas que poluem grandemente, e consomem a níveis elevados.
A escolha pessoal nesta batalha é reles, e o domínio dos mais fortes inevitável.

Nenhum comentário:

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Quem sou eu

Minha foto
Navego à espreita do espaço urbano com pedaços de gravetos, os quais para não ser cinza, necessitam de esperança feito meu amanhã. Percorro a corrida pela sobrevivência, maquinada pela iniciativa da fé que ultrapassa os limites geográficos com sua cabeleira de contas e cálculos sem fim. Neste cortejo me proponho a mudar dia após dia, feito rocha desgrenhada nas saraivas do tempo.

Total de visualizações de página