Seguidores

Caderno de anotações críticas

A atividade informativa é um garimpo de pensamentos, segundo qual nutrimos nossas opiniões ante o processo de construção humanística de nossas personalidades.

sábado, 9 de julho de 2011

Construtores da vida - verdadeiro valor do idoso

Fonte: benditamatematica.com

A sensibilidade talvez seja a magia capaz de dar vista aos valores da sociedade - e a humanidade - que é a majestade de ambas as coisas hoje passa por um processo de flexibilização de seu verdadeiro sentido.
Vemos no mais a vida passar pelos nossos olhos como um relâmpago, tal qual, um brilho na penúmbra de nós mesmos; quando trazemos de nossas experiências a capacidade de sensibilizarmo-nos com o outro, na humanidade das diferenças, aproximamos o agradável do poético, na ciência da convivência.
Portanto, resta a todo cidadão esclarecido, ao menos, o dever de dar sua contribuição em favor da cidadania e a civilidade coletiva. E dentre estes valores políticos, os direitos do idoso merecem urgente equivalência, efetividade hábil de leis e coerência das autoridades.
Não se deve, por certo, relegar a chance de uma terceira idade feliz para uma promessa futura; porque para o sênil, o futuro é já! O amanhão é duvidoso infelizmente, a aurora de seus dias não pode ser projetada na desculpa da exclusão, no desleixo institucional, na omissão e desfavor de um castigo.
Aqueles que construiram o mundo com seus exemplos de trabalho e superação, são importantes e devem conciliar sua existência com direitos que valorem a chance de suas felicidades; ofertem esperança para a vida e conquistem sempre uma nova razão de viver.
No Brasil, um passo rumo a inclusão social e humana dos velhinhos e velhinhas fora o "Estatuto do Idoso". Caminhos já colhendo seus resultados. Resultados fruto da luta de deputados como Arnaldo Faria de Sá e também o senador Paulo Paim, que emprestam à causa, a seriedade e o compromisso que torna o ideal civil uma bandeira pela dignidade desses anciões.
Ainda carecemos cá neste confim de mundo, de novas diretrizes institucionais que valorizem o idoso; tais como o compromisso financeiro orçamentário e autarquico, que obrigue o Ministério da Previdência Social ousar substanciar o acesso do idoso in sentido lato a benefícios previdenciários e assitenciais.
Entretanto, justo será o futuro quando, cem por cento da faixa etária enquadrada como sênil ou idosa, tenha seu benefício, que possa condignamente garantir um padrão de vida acessível e de qualidade, com absoluta sensatez econômica, e no mais, fortalecida estima.
Fonte:notomdainformacao.com.br

Com isso, sinceramente, acreditamos que o mundo deve rever institucionalmente suas políticas de inclusão moral e cultural de idosos e idosas, garantindo melhorias sistematicas de suas rendas e oferecimento de um padrão justo de acesso à saúde e lazer que prolongue a vida com felicidade e otimismo.

6 comentários:

Unknown disse...

Solo una sociedad que es capaz de reconocer lo que debe a sus mayores y respetar a los ancianos, ofreciéndoles una vida digna, es una buena sociedad.
Un abrazo.

Salviano Adão disse...

MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

Smareis disse...

Um belo texto que da uma boa reflexão. Os idosos merecem melhores cuidados, acesso total a saúde, a lazer e melhoria no transporte coletivos que não dão segurança nenhuma a idosos que viajam.
Gostei muito do seu espaço e ja estou te seguindo. Convido a conhecer meu blog, e se gostares me siga também. Um abraço e ótima quinta.

Smareis

Henrique de Moura Paula Pinto disse...

Parabéns pela excelente trabalho e blog. Os nossos pracinhas da FEB logo após o retorno foram totalmente abandonados pelo estado, e banidos do conhecimento nas escolas do Brasil da melhor parte da nossa história.Hoje são lembrados nos desfiles militares, na faixa de idade dos 90 anos sofreram todos tipos de abandonos e etc... infelizmente.Obrigado pela preciosa visita.abraço . Henrique Moura

Penélope disse...

Hoje estou passando apenas para lhe fazer um convite.
Estou falando do www.superlinks.blog.br que é um site agregador que vale a pena visitar, pois é mais um espaço no qual você poderá publicar seus links de matérias, pois é um site sério e com critérios bem positivos.
Espero que goste da dica.
Um grande abraço

linksdistodaquilo disse...

Olá:

Parabéns pelos temas abordados.

Um beijo.

Nita

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Quem sou eu

Minha foto
Navego à espreita do espaço urbano com pedaços de gravetos, os quais para não ser cinza, necessitam de esperança feito meu amanhã. Percorro a corrida pela sobrevivência, maquinada pela iniciativa da fé que ultrapassa os limites geográficos com sua cabeleira de contas e cálculos sem fim. Neste cortejo me proponho a mudar dia após dia, feito rocha desgrenhada nas saraivas do tempo.

Total de visualizações de página