Seguidores

Caderno de anotações críticas

A atividade informativa é um garimpo de pensamentos, segundo qual nutrimos nossas opiniões ante o processo de construção humanística de nossas personalidades.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

De exportações e planos

A importância das políticas de mercado internacionais, cresce na pauta de países como México, Brasil e Argentina. Particularmente, na China, tais países tentam edulcorar suas representações diplomáticas, visando a melhora no relacionamento comercial.
Mas que interesses possuem tais países? A China que possui o maior destino das exportações brasileiras, hoje se preocupa com a valorização de seu mercado interno, embora pouco ainda faça para melhorar a distribuição de renda entre seu povo, considerado ainda famélico e rural no que se refere à sociedade na luta de classes.
O Brasil, em crescente processo de desvalorização do processo industrial, hoje exporta matéria prima em detrimento da importação de manufaturados e tecnologia de ponta. Este desajuste, coloca a economia social verde e amarela, longe da elevação de divisas, para dar ao país o título: vende material, para comprar produto pronto.
Recentemente em palestra do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, o mesmo comentou o fato de o Brasil exportar café para a Alemanha, que organiza na Europa processo de certificação do mesmo, para o Brasil reimporta-lo.
Tais circunstâncias leva o mercado brasileiro a condição de alienado e sem perspectiva estratégica. Enquanto, os Estados Unidos se preocupam em manusear tecnologia verde em tempos de racionamento ambiental, o Brasil ainda ativa sua economia com sucateada mão de obra e técnicas obsoletas.
A insistência de países como a China na valorização de seu mercado interno, mostra que em pouco tempo, a massa populacional concentrará transformação na seara do consumo privado e do acesso a bens gerais.
Isto no Brasil, ainda é denominado pela valorização do empresariado em desfavor dos objetivos sociais do Estado brasileiro. Políticas financeiras, favorecem a elevação do PIB, mas não encontra crescimento na linha salarial do povo.
A titulo de exemplificação, o serviço público ainda paga mais que a iniciativa privada e cresce mais. As tendências de acesso coerente ao capital por parte de pessoas físicas ainda são precárias, em detrimento da planificação monótona que se submete os governos e empresariado.
Foi elementar no processo industrial das ultimas gerações a mecanização da mão de obra, mas para onde foi o cento de empregados que favoreciam enormes lucros no empresariado passado? Hoje, a economia informal tende a crescer assustadoramente. Pirataria é já questionada por fazendas públicas, em detrimento de possibilidade de acesso à renda de inúmeras famílias, espalhadas pelos quatro cantos do país.
Atualmente, os Estados Unidos mais uma vez tentam sair na frente na relação custo-benefício das exportações de tecnologia renovada que visem o equilíbrio do meio ambiente. Tais estratégias estatais da política americana, dão novamente, e agora após a crise econômica, uma nova guinada no que será a mina de ouro, num tempo pós degradação ambiental incoerente.

Nenhum comentário:

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Quem sou eu

Minha foto
Navego à espreita do espaço urbano com pedaços de gravetos, os quais para não ser cinza, necessitam de esperança feito meu amanhã. Percorro a corrida pela sobrevivência, maquinada pela iniciativa da fé que ultrapassa os limites geográficos com sua cabeleira de contas e cálculos sem fim. Neste cortejo me proponho a mudar dia após dia, feito rocha desgrenhada nas saraivas do tempo.

Total de visualizações de página