Seguidores

Caderno de anotações críticas

A atividade informativa é um garimpo de pensamentos, segundo qual nutrimos nossas opiniões ante o processo de construção humanística de nossas personalidades.

quinta-feira, 13 de junho de 2013


Ética empresarial
No estágio civilizatório moderno qual se tem notícia, muito tem se falado em ética para com a coisa pública. A probidade administrativa, a manutenção do erário republicano, as receitas governamentais, e a ética política. Mas em detrimento dos fenômenos tratados aos assuntos filosóficos onde se detém a ética geral, redarguimos no mais espreitar o debate ao processo de aferição ética na economia e no direito privado. Pensamos então, que num contexto amplo as relações privadas, e especialmente as relações comerciais e de mercado emprestam relevância decisiva para se entender os problemas sociais. A ética comercial precisa ser discutida em vários âmbitos; dentre eles: a relações empregador - empregado; patrão - Estado; empresário - consumidor, e o que se revela de literatura privatista sobre o tema, ainda é irrisória no que se trata à abrangência. Do empregador para o empregado tratamos de uma ética funcional. Como uma via de mão dupla, um depende da boa conduta do outro; os dois se equivalem no princípio da boa fé e equidade. Em outra mão, do patrão para o Estado, a ética institucional precisa preservar coerência democrática de respeito às liberdades e o limite da lei; ao que o Estado regula o direito e a economia, e o patrão se aproveita dos benefícios fiscais de promoção à atividade. No que se refere a relação empresário - consumidor, pensamos numa ética pessoal, segundo qual a pessoa jurídica não pode salientar a pessoa física que reporta o ganho no objeto da compra, fazendo assim, a parte frágil da relação. Por fim, queremos o debate sério sob um enfoque que valorize um conteúdo substancial que oferte dignidade a pessoa a qualquer sentido, e sinta o limite entre a justiça e o comportamento humano; fundamentado em atitudes que reforcem a solidariedade e a fraternidade. A ética não pode ser um fim em si mesma e nem o meio isolado de responsabilizar a todos. Conselhos e conversas são essenciais e importantes.

Um comentário:

Unknown disse...

Excelente post Marcelo, muchas gracias por compartirlo, da gusto visitar tu Blog.
Te invito al mio, seguro que te gustará:
http://el-cine-que-viene.blogspot.com/

Un gran saludo, Oz.

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Quem sou eu

Minha foto
Navego à espreita do espaço urbano com pedaços de gravetos, os quais para não ser cinza, necessitam de esperança feito meu amanhã. Percorro a corrida pela sobrevivência, maquinada pela iniciativa da fé que ultrapassa os limites geográficos com sua cabeleira de contas e cálculos sem fim. Neste cortejo me proponho a mudar dia após dia, feito rocha desgrenhada nas saraivas do tempo.

Total de visualizações de página