Seguidores

Caderno de anotações críticas

A atividade informativa é um garimpo de pensamentos, segundo qual nutrimos nossas opiniões ante o processo de construção humanística de nossas personalidades.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Humanismo e prosperidade

    




     Do que se tem a falar sobre a evolução humana, e  o andar da carruagem histórica, o muito que aqui apelo a dizer é que há relevantes observações no profanado conceito de igualdade das pessoas.
     A biologia, dirá que um tem cabelos escuros e outros louros; dirá que um tem quase dois metros de altura e outro sê mais baixo; no entanto possuem certas aferições iguais a ambos.
     No conceito de política, as diferenciações de tempo e espaço representam o mor problema debatido na geografia econômica, que a ciência política tem elevado respeito.
     Problema este dimensionado na reação de antagonismo entre ricos e pobre. Vejamos assim algumas considerações:

a) O mundo civil dimensiona por certo algo como um potencial de diferença dos bens particulares contra as violências várias;

b) O mundo civil completado pelo humanismo de sempre, a tamanha tentativa de se constituir amparo aos mais pobre, ou desvalidos, como uma resposta... que o coração, por vez - não poderia contentar-se;

c) O mundo civil, aqui influenciado pelo constitucionalismo recente, não se envolve na guerra indubitável da consideração primeira e segunda;

d) O mundo constitucional, aqui sem influência do civilismo recente, admite o idealismo de reduzir desigualdades;


                   - Como haverá maior igualdade e menor desigualdade (pelo menos econômica) entre a distância entre ricos e pobres?

     Eis que a pergunta já vem gerando guerras, desde muito tempo; ao que (sem pudor) estes velhos fatos possuem o desconsolo dos estudiosos mais sérios.
     Por fim, o humanismo é a única e considerada forma de consolo... e trazido da filosofia tem-se amarrado... mas da religião, é a pomba branca que a história conforta.


Nenhum comentário:

Translate

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Quem sou eu

Minha foto
Navego à espreita do espaço urbano com pedaços de gravetos, os quais para não ser cinza, necessitam de esperança feito meu amanhã. Percorro a corrida pela sobrevivência, maquinada pela iniciativa da fé que ultrapassa os limites geográficos com sua cabeleira de contas e cálculos sem fim. Neste cortejo me proponho a mudar dia após dia, feito rocha desgrenhada nas saraivas do tempo.

Total de visualizações de página